COMUNIDADE

A História da Vila Doze de Outubro está ligada ao desenvolvimento da Vila Rachadel, nome este derivado de um dos colonizadores: Francisco Rachadel. Desde o começo, a comunidade tinha interesse em construir uma capela.
Trabalhadores que atuaram na construção da capela

Nas primeiras tentativas em 1942, 1955 e 1963 os moradores não tiveram êxito. Mas em 1966 ficou definida a construção, com apoio do vigário Alfredo Junckes. Este solicitou apenas a alteração do nome da região. Alguns chamavam-na de Alto Rachadel, Rachadel Central e "Decker"

Na manhã do dia 12 de outubro surgiu a idéia de batizar a localidade como Vila Doze de Outubro. O nome foi levado ao vigário, que prontamente aceitou a sugestão. Finalmente, neste dia, foi celebrada a primeira missa na agora Vila Doze.

Capela inaugurada em 1973

Um galpão com seis metros de frente e 12 de fundo servia de local para as celebrações religiosas até a construção da capela. O terreno foi doado por Leonídio Antônio Decker e José Guilherme Richartz cedeu as telhas. A madeira foi retirada direto da mata. Nossa Senhora Aparecida foi escolhida como padroeira.

Vista parcial de Vila Doze em 1998

Fotos: Acervo Cornélio Meurer, Padre Rodolfo Reitz e Wendelino Meurer/Toni Jochem

Nenhum comentário:

Postar um comentário